quinta-feira, 27 de setembro de 2012

CURIOSIDADES LITERÁRIAS


Alguém já ouviu falar no Manuscrito Voynich?

O Manuscrito Voynich tem sido apelidado de “O manuscrito mais misterioso do mundo”, o único documento datado da Idade Média cuja escrita ainda nao foi decifrada. O nome do manuscrito é uma homenagem ao seu descobridor, o vendedor de livros antigos e colecionador americano,
Wilfrid M. Voynich, que a descobriu em 1912, entre uma coleção de manuscritos antigos mantidos em Villa Mondragone, em Frascati, perto de Roma, que tinha sido até então se transformou em um Colégio dos Jesuítas (encerrada em 1953)

O Manuscrito possui 234 páginas, ricamente ilustradas, sendo escrito em escrita e língua desconhecidas. Percebe-se uma divisão em 5 seções, sendo que das 4 primeiras pode ser intuído o conteúdo a partir das gravuras: Botânica, Astronomia (ou Astrologia), Biologia (animais), Farmacologia (ou Medicina). A 5ª e última seção contém apenas escrita. Recentes estudos de datação por Carbono 14 e por radiação infravermelha dataram o manuscrito na primeira metade do século XIV, embora houvesse quem o atribuísse ao frade franciscano Roger Bacon (século XIII, mais antigo).

O volume pertenceu ao Imperador Rodolfo II do Sacro Império Romano e, desde então, houve muitas tentativas para decifrar o texto, inclusive por especialistas em criptografia da marinha norte-americana, mas não houve sucesso algum.


"Biblioteca Beinecke"
 O livro está hoje guardado na “Biblioteca Beinecke de manuscritos e livros raros” da Universidade de Yale, Estados Unidos, a disposição para quem pretenda decifra-lo.
Alguém se habilita?

Nenhum comentário:

Postar um comentário