quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Bienal do Livro do Ceará será em novembro no Centro de Eventos

Segundo Governo do Estado, evento será realizado de 8 a 18 de novembro.
Tema da Bienal será sobre movimento literário cearense 'Padaria Espiritual'.


A 10ª edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará vai ser realizada de 8 a 18 de novembro no Centro de Eventos, em Fortaleza. A data e o local foram divulgados na noite da terça-feira (15) pelo secretário de Cultura, Francisco Pinheiro, no lançamento oficial do evento. A Bienal do Livro vai homenagear o movimento literário “Padaria Espiritual” - promovido por um grupo de escritores, pintores e músicos no final do século XIX. Outra novidade confirmada é a participação, pela primeira vez, de um Prêmio Nobel de Literatura, o escritor e dramaturgo nigeriano Wole Soyinka, vencedor do Prêmio em 1986.

Com o tema “Padaria Espiritual – O Pão do Espírito para o Mundo”, a Bienal do Livro vai lembrar os 120 anos do movimento. Outros nomes que vão receber homenagens no evento: o poeta, ficcionista e ensaísta cearense Rafael Sânzio de Azevedo e membro da Academia Cearense de Letras, onde ocupa a cadeira nº 1, cujo patrono é Adolfo Caminha; e o norte-riograndense José Cortez, ex-lavrador, que saiu do sertão e, através da literatura, se tornou um dos principais editores do Brasil, tendo fundado a Editora Cortez.

Outras datas importantes também vão ser lembradas no evento, como os 90 anos da Semana de Arte Moderna e os centenários de Luiz Gonzaga e dos escritores Jorge Amado e Nelson Rodrigues. Na programação da Bienal do Ceará, estão previstas, de acordo com a organização, mais de 500 atividades entre palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, exposições, shows líteromusicais, cineclubes, colóquios, convenções e debates.

Estrutura
No Centro de Eventos, serão disponibilizados 23 mil metros quadrados de área utilizada. A organização da Bienal estima dobrar o número de visitantes da edição anterior, chegando a um público de 600 mil pessoas durante os dias da Feira. Nos espaços destinados à exposição e venda de livros, são esperados pela organização mais de 100 mil títulos. O evento tem visitação gratuita e funcionará diariamente das 9 horas às 22 horas.

As atividades da Bienal serão realizadas em diversos espaços, como o Espaço Cordel, o Café Java, o Espaço Jovem, o Espaço Infantil e o espaço Oca – Ana Miranda. Nos estandes, salas, salões, auditórios e cafés vão ganhar nomes de “padeiros”, como eram chamados os membros da “Padaria Espiritual”.

Estímulo
A Secretaria da Cultura também divulgou na terça-feira (15) que irá promover a distribuição da “Notinha Legal”, no valor de R$ 10,00. Crianças de escolas públicas e comunitárias vão receber notinhas para comprar livros no evento. Segundo o Governo, serão distribuídas 20 mil notinhas, entre 20 mil alunos da rede pública de ensino selecionados por meio de edital. Para os professores das escolas públicas e alunos de escolas profissionalizantes, vão receber o CardLivro, um cartão de crédito para aquisição de livros.

Serviço
X Bienal Internacional do Livro do Ceará
De 8 a 18 de novembro de 2012
Local: Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza (CE)
Horário de Visitação: das 9 horas às 22 horas
Entrada gratuita.

Fonte: http://g1.globo.com/ceara/noticia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário