quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Biblioteca do Monastério de Melk (Melk Monastery Library, Melk, Austria)



A Abadia de Melk, ou Convento Melk, é uma das mais célebres entre as escolas monásticas.

Foi fundada em 1089 quando Leopoldo II, Margrave* da Áustria, família que dominava aquela região até a ascensão dos Habsburgos, doou um de seus castelos aos monges beneditinos da Abadia de Lambach.

No século XII os monges criaram ali uma escola e a partir desse momento a biblioteca ficou muito conhecida pela sua imensa coleção de manuscritos. Ali foram copiados centenas de manuscritos com iluminuras preciosas.

Esse Convento é um lugar impressionante. Tudo começa no Hall de entrada todo em mármore.
As paredes , esquadrias e piso foram feitos em mármore da província de Salzburg.

O seu teto é um espetáculo a parte, temos Palas Atena ( a deusa da guerra, da civilização, da sabedoria, da estratégia, das artes, da justiça e da habilidade)
em uma biga puxada por dois leões, simbolizando a sabedoria e a moderação, que tem a ajuda de Hércules, que está à sua esquerda, para derrotar o cérebro das três cabeças: o inferno, a noite e o pecado.
Esse teto foi pintado pelo artista Gaetano Fanti (1687/1759)

E depois de tudo isso ainda temos o seu acervo de livros históricos..imagine a cena: livros até o teto com encadernações deslumbrantes.
Tiveram o cuidado até nos detalhes, toda a decoração da biblioteca acompanha os tons dourados do couro trabalhado em ouro. É de se perder a fala...

Ao todo são doze salas que guardam cerca de 1888 manuscritos, 750 incunabula, 1700 livros do século XVI, 4500 do século XVII e 18000 do século XVIII. Juntando com os livros modernos, são cerca de 100.000 volumes. No salão principal (abaixo), estão aproximadamente 16000 livros.

Aliás aqui cabe um último adendo, toda essa beleza e sua renomada fama como um centro de conhecimento foram homenageados por Umberto Eco em sua obra “O Nome da Rosa”. A um de seus personagens, na realidade o narrador da história, ele deu o nome de Adso de Melk, como um tributo à abadia e à sua impressionante biblioteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário