QUALIDADE DA INTERAÇÃO DE SISTEMAS E
NOVAS ABORDAGENS PARA A AVALIAÇÃO.
Este
livro apresenta o tema Qualidade da Interação abordando duas dimensões:
·
A dimensão sociotécnica, que se refere à relação entre o sistema a ser avaliado
e a sociedade que o utiliza. Avaliar o sistema sob essa dimensão compreende
analisar, dentre outras coisas, como a tecnologia chega à sociedade. A
avaliação se baseia na consideração de conceitos, processos e técnicas nas
quatro categorias de qualidade (qualidade em uso, qualidade do produto,
qualidade do processo e capacidade organizacional) para investigar certas questões
e fundamentada no atendimento aos objetos de avaliação, que podem ser heurísticas, normas
ISO, modelos de certificação, etc.
·
A dimensão composicional, que se refere à relação entre o
produto (ou um produto de trabalho) sendo avaliado e o sistema final
desejado. Avaliar sob essa dimensão envolve a realização de atividades de
Verificação e Validação (V&V) dos principais componentes: Necessidades do usuário,
Requisitos e Soluções de Projeto, Produtos e Sistema.
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