terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Google lança "Painel do Conhecimento"

 Obtenha respostas inteligentes em sete novas línguas

Durante os próximos dias, quando você fizer buscas em português, espanhol, francês, alemão, japonês, russo e italiano, começará a ver novas respostas do Painel do Conhecimento - nosso projeto para mapear coisas reais tão diversas como filmes, pontes e planetas. Agora você pode encontrar novas informações que são relevantes para sua língua e país, fácil e rapidamente.

No Japão, por exemplo, sua pesquisa por [白鵬] trará resultados sobre o lutador de sumô que está no topo do ranking, incluindo seu heya e classificação, além de sugestões que irão te ajudar a descobrir outros lutadores que também estão bem colocados no ranking. Uma busca em russo por [петр I] te ajudará a pesquisar sobre o czar Pedro, o Grande, e explorar conexões com sua família e outros governantes famosos. E se você é fã de futebol, uma busca por [Corinthians] no Brasil trará informações como os títulos mais recentes que o time conquistou - tudo no seu idioma.



Isso é mais do que apenas tradução. O Painel do Conhecimento precisa levar em consideração diferentes sentidos para a mesma palavra - o significado de ‘futebol’ nos EUA é diferente de seu significado na Europa. Também precisa reconhecer o que é mais importante em uma região específica - Santos Dumont é famoso no Brasil, portanto ele tem mais destaque no Painel do Conhecimento em português.



O gráfico agora cobre 570 milhões de entidades, 18 bilhões de fatos e conexões, e cerca de três vezes mais consultas globalmente do que quando foi lançado pela primeira vez. Continuaremos trabalhando para deixá-lo cada vez mais útil para você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário