segunda-feira, 4 de março de 2013

Universitários desenvolvem portal que mapeia verbas destinadas à educação



O uso de tecnologias na educação pode ir além da sala de aula e encontrar caminhos para aprimorar a educação em nível mais amplo. Prova disso é o projeto desenvolvido por seis jovens, estudantes de Engenharia de Software na Universidade Federal do Ceará, que pretende chamar a atenção da população e dos governantes para os investimentos destinados à educação no Brasil.

No ar há praticamente um mês, o EducaBrasil.org já conta com dados de mais de 180 municípios cearenses. “Era apenas um projeto acadêmico, mas percebemos que podíamos expandir e agregar mais valor a este trabalho”, conta Bruno Furtado, um dos fundadores do portal. O grupo formulou o projeto partindo da constatação de que os investimentos em educação são determinantes para a transformação do setor no país.

Toda verba destinada a escolas, como alimentação, uniformes e manutenção entra na lista detalhada do site. Para visualizar exatamente onde está sendo utilizado cada investimento, há um mapa interativo do Google que apresenta a porcentagem do orçamento geral de cada região ou município que está destinada à educação.

Os dados são requisitados a partir da Lei de Acesso à Informação, que está em vigor desde 2011. Apesar do direito ao acesso, Bruno explica que ainda é complexo obter as informações e por isto o portal ainda contém apenas dados do Ceará. “Aos poucos vamos pesquisando outros estados e municípios, mas é um processo demorado”, afirma.

Os estudantes não estão sozinhos nesta pesquisa, já que o código do portal é aberto e qualquer um pode fazer atualizações e colocar sua versão no ar. É possível contribuir não apenas com dados, mas também com sugestões gerais sobre o projeto.

Fonte: https://www.institutoclaro.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário