terça-feira, 19 de novembro de 2013

UFC assina serviço de acesso eletrônico às Normas Técnicas da ABNT e Mercosul


A Universidade Federal do Ceará está disponibilizando para alunos, professores e servidores técnico-administrativos o serviço ABNT Coleção, fornecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).  A assinatura da ABNT Coleção permite à comunidade acadêmica da UFC consultar com praticidade e segurança mais de 9.000 normas técnicas brasileiras e do Mercosul em texto completo via Web, atualizadas automaticamente e disponíveis 24 horas por dia.
O serviço permite exclusivamente a visualização das normas e pode ser acessado nos computadores da Universidade ou a partir de qualquer ponto da Internet, através da configuração do servidor proxy, utilizando para isso o número do CPF e a senha do SIGAA/SIGPRH (saiba como em http://proxy.ufc.br/). Como requisito para a visualização  é preciso ter o Java atualizado.
As normas técnicas são resultado do trabalho de comitês de estudo em diversas áreas do conhecimento, formados por representantes dos setores envolvidos como, por exemplo, Construção Civil, Eletricidade, Responsabilidade Social, Informação e Documentação, Nanotecnologia, Informática em saúde, Qualidade, Acessibilidade, Petróleo, dentre outras. A norma mais pesquisada, segundo a ABNT, é a 6023:2002 - Informação e documentação - Referências - Elaboração, que trata sobre os elementos a serem incluídos em referências de material utilizado para a produção de documentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário