quinta-feira, 21 de novembro de 2013

EGRESSO DO CAMPUS DA UFC EM QUIXADÁ TEM DISSERTAÇÃO DE MESTRADO APROVADA




É com grande satisfação e orgulho que a Direção do Campus da UFC em Quixadá parabeniza Adriano Alves Dodó, segundo egresso do Campus Quixadá a concluir mestrado, pela aprovação de sua dissertação de mestrado intitulada “On Rich Modal Logics”, pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGSC/UFRN).



A comissão examinadora foi composta pelos seguintes professores doutores: João Marcos de Almeida - UFRN (presidente), Benjamin Rene Callejas Bedregal – UFRN (membro interno), Cláudia Nalon – UnB (membro externo à Instituição) e Elaine Gouveia Pimentel - UFMG (membro externo à Instituição).



Adriano Dodó é aluno egresso da primeira turma (2007.2) do Curso de Sistemas de Informação, que obteve a oitava maior nota (4,53) do Brasil dentre 339 cursos avaliados pelo MEC em 2012.



Nossos sinceros votos de sucesso em sua jornada profissional!



Prof. Dr. Davi Romero de Vasconcelos

Diretor do Campus da UFC em Quixadá



Profa. Dra. Andréia Libório Sampaio 
Vice-Diretora do Campus da UFC em Quixadá


Banca de DEFESA: ADRIANO ALVES DODÓ
DISCENTE: ADRIANO ALVES DODÓ
DATA: 19/11/2013
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Reuniões DIMAp
TÍTULO:
On Rich Modal Logics
PALAVRAS-CHAVES:
Lógica Modal, Lógica Paranormal, Negação Modal, Lógica Difusa.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Teoria da Computação
ESPECIALIDADE: Lógicas e Semântica de Programas
RESUMO:
Esta dissertação trata do enriquecimento de lógicas modais. Usamos o termo enriquecimento em dois sentidos distintos. No primeiro deles, de fundo semântico, propomos uma semântica difusa para diversas lógicas modais normais, e demonstramos um resultado de completude para uma extensa classe dessas lógicas enriquecidas com múltiplas instâncias do axioma da confluência. Um fato curioso a respeito dessa semântica é que ela se comporta como as semânticas de Kripke usuais. O outro enriquecimento diz respeito à expressividade da lógica e se dá por meio da adição de novos conectivos, especialmente de negações modais. Neste sentido, estudamos inicialmente o fragmento da lógica clássica positiva estendido com uma negação modal paraconsistente e mostramos que essa linguagem é forte o suficiente para expressar as linguagens modais normais. Vemos que também é possível definir uma negação modal paracompleta e conectivos de restauração que internalizam as noções de consistência e determinação a nível da linguagem-objeto. Esta lógica constitui-se em uma Lógica da Inconsistência Formal e em uma Lógica da Indeterminação Formal. Em tais lógicas, com o objetivo de recuperar inferências clássicas perdidas, demonstram-se Teoremas de Ajuste de Derivabilidade. No caso da lógica estendida com uma negação paraconsistente, se removermos a implicação ainda lidaremos com uma linguagem bastante rica, com ambas negações paranormais e seus respectivos conectivos de restauração. Sobre esta linguagem estudamos a lógica modal normal minimal definida por meio de um cálculo de Gentzen apropriado, à diferença dos demais sistemas estudados até então, que são apresentados via cálculo de Hilbert. Em seguida após demonstramos a completude do sistema dedutivo associado a este cálculo, introduzimos algumas extensões desse sistema e buscamos Teoremas de Ajuste de Derivabilidade adequados.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1517271 - JOAO MARCOS DE ALMEIDA
Interno - 2212166 - BENJAMIN RENE CALLEJAS BEDREGAL
Externo à Instituição - CLAUDIA NALON - UnB
Externo à Instituição - ELAINE GOUVEIA PIMENTEL – UFMG
Fonte: http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/noticias_desc.jsf?lc=pt_BR&id=73&noticia=1012519580

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário