terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Biblioteca Pública Digital dos EUA será lançada em abril

Iniciativa disponibilizará gratuitamente o acervo digitalizado de dezenas de bibliotecas acadêmicas do país.
A Biblioteca Pública Digital dos EUA (ou Digital Public Library of America, DPLA) será lançada em 18 de abril. O anúncio é do historiador, escritor, jornalista e diretor do complexo de bibliotecas da Universidade de Harvard, Robert Darnton, responsável pela idealização do projeto.
A iniciativa – que não conta com o apoio de quaisquer instituições governamentais – pretende reunir e compartilhar gratuitamente todo o acervo e obras de milhares de bibliotecas e universidades dos Estados Unidos. De acordo com Darnton, o projeto foi elaborado para agir como uma “antítese” ao Google Books, que lucra com os livros repassados pela rede e viola certos direitos autorais.
“Vamos fazer algo diferente, algo para ser aprimorado durante séculos”, afirma o historiador, em entrevista ao correspondente nova-iorquino da Folha. “Não queremos gerar expectativas; não teremos tanto material digitalizado logo de início. Levará bastante tempo, mas espero que cresça mais. Temos uma enorme quantidade de coleções a serem digitalizadas, e elas estão espalhadas em mais de 73 bibliotecas da Harvard. São mais de 18 milhões de volumes”.
Biblioteca Pública Digital dos EUA será lançada em abrilFundador do DPLA acredita que Google Books viola direitos autorais (Fonte da imagem: Reprodução/DPLA)
Conforme Robert, a diferença entre a DPLA e o Google Books é que o primeiro foca exclusivamente em servir ao público e facilitar o acesso à informação e conhecimento para todas as classes sociais, enquanto o segundo trabalha para lucros próprios.
“Teremos milhares de obras vindas de milhares de bibliotecas de todo o país. Também estamos negociando com grandes editoras e tentando convencê-los a ceder obras ligeiramente recentes, com ao menos cinco anos de idade, para a base da DPLA. Tudo completamente gratuito”, revela. A cerimônia de lançamento será gravada e transmitida tem tempo real no site do projeto.
Fonte: http://tecmundo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário