Por muitos anos, algumas organizações
puderam continuar seus negócios, ainda que tivessem pouco apoio da TI.
Hoje a realidade é diferente, a Tecnologia da Informação
é um fator crítico de sucesso para a organização. Com o aumento do
peso de importância dentro da organização, a TI passou a ser desafiante.
Quais o desafios que a TI deve enfrentar? São Eles:
- Manter os serviços de TI disponíveis
- Gerar valor nos projetos de TI
- Redução de Custos e Riscos
- Crescimento da complexidade dos ambientes de TI
- Alinha a TI com o negócio da empresa
- Conformidade com normas regulatórias
- Manter segurança sobre as informações
- Gerar valor nos projetos de TI
- Redução de Custos e Riscos
- Crescimento da complexidade dos ambientes de TI
- Alinha a TI com o negócio da empresa
- Conformidade com normas regulatórias
- Manter segurança sobre as informações
Manter os serviços de TI disponíveis
A disponibilidade dos serviços de TI se tornou extremamente crítica a ponto de parar o negócio.
A disponibilidade dos sistemas de
informações contribui para a produtividade dos usuários e evita
desperdícios e prejuízos. Os gestores de TI devem sempre avaliar seus
sistemas para assegurar a alta disponibilidade dos serviços, sem paradas
e problemas.
Se a TI parar pode acarretar nos seguintes problemas:
- Processos críticos do negócio como processamento de pedidos são interrompidos
- O pessoal da área administrativa fica impossibilitado de executar suas atividades diárias como envio de e-mails ou acesso a documentos.
- Os clientes ficam sem acesso aos call centers,.
- Isto pode resultar ainda em perda de negócios, redução de lucros e até mesmo interferir na reputação da empresa.
- Processos críticos do negócio como processamento de pedidos são interrompidos
- O pessoal da área administrativa fica impossibilitado de executar suas atividades diárias como envio de e-mails ou acesso a documentos.
- Os clientes ficam sem acesso aos call centers,.
- Isto pode resultar ainda em perda de negócios, redução de lucros e até mesmo interferir na reputação da empresa.
Gerar valor nos projetos de TI
As empresas precisam obter retorno sobre
o valor investido, por isso é importante avaliar e mensurar cada etapa
dos processos, verificando discrepâncias e pontos a melhorar, com o
objetivo sempre de diminuir custos com qualidade.
A maioria dos projetos mal gerenciados
ultrapassam o orçamento inicial ou o prazo de entrega, onde os seus
principais problemas são:
- Requisitos mal definidos
- Sistemas complexos para serem desenvolvidos
- Falta de pessoas capacitadas
- Falta de treinamento interno
- Avaliação subestimada do esforço necessário
- Falta de Gerenciamento do Projeto
- Falta de foco nos projetos
- Sistemas complexos para serem desenvolvidos
- Falta de pessoas capacitadas
- Falta de treinamento interno
- Avaliação subestimada do esforço necessário
- Falta de Gerenciamento do Projeto
- Falta de foco nos projetos
Redução de Custos e Riscos
Com uma economia instável, é preciso cautela, diminuir cada vez mais os custos de TI.
Os orçamentos estão cada vez mais
apertados para a TI e isto cria uma pressão para os departamentos de TI
escolherem o portfólio de serviços de TI necessários dentro do
orçamento.
A TI lida com informações, medidas
preventivas de segurança, sistemas e infraestrutura, fatores que são
poucos mensuráveis. Com uma TI projetada e estruturada, que mostra seus
benefícios e suas realizações, a empresa poderá mensurar onde estão indo
os investimentos.
As principais razões para este aumento de custos são:
- A maioria das empresas não sabem como associar os custos aos seus ativos de TI.
- Os orçamentos operacionais aumentam a cada ano devido aos licenciamentos, manutenções e contratos de outsourcing.
- Projetos mal sucedidos levam a perdas financeiras e perdas de tempo.
- Os gastos relacionados a TI que são realizados não estão sendo monitorados.
- Os orçamentos operacionais aumentam a cada ano devido aos licenciamentos, manutenções e contratos de outsourcing.
- Projetos mal sucedidos levam a perdas financeiras e perdas de tempo.
- Os gastos relacionados a TI que são realizados não estão sendo monitorados.
Crescimento da complexidade dos ambientes de TI
Vivemos em mundo em constante
crescimento, principalmente na área de TI. Hoje, existem inúmeros
fornecedores e soluções disponíveis no mercado. É preciso avaliar e
gerenciar para escolher o melhor prestador de serviços.
Os problemas típicos devido a este ambiente são:
- Manter a competência técnica da equipe de TI, com treinamentos e cursos.
- Gerenciar diversas infra-estruturas de TI em várias filiais
- Adaptar-se a rápidas mudanças e novos desenvolvimentos
- Gerenciar relações com provedores de serviços externo.
- Manter a competência técnica da equipe de TI, com treinamentos e cursos.
- Gerenciar diversas infra-estruturas de TI em várias filiais
- Adaptar-se a rápidas mudanças e novos desenvolvimentos
- Gerenciar relações com provedores de serviços externo.
Alinha a TI com o negócio da empresa
A TI precisa gerar resultados e
conseqüentemente valor para o negócio. O interesse do uso de TI nas
empresas e a inovação contínua propiciada pela TI criam uma vantagem
tecnológica para a empresa. A utilização de tecnologias mais recentes
está em alta entre as empresas qualificadas tecnologicamente. A meta
estratégica para estas empresas será de obter uma vantagem tecnológica
sobre os seus concorrentes.
O desenvolvimento de TI deve estar
alinhado com o negócio da empresa para poder criar estas vantagens de
negócio. Entretanto na maioria das organizações as lacunas entre o que
os usuários esperam e o que a TI pode fornecer continua a existir devido
as seguintes razões:
- Falta de definição dos requisitos de negócio
- Falta de capacidade de esclarecer as prioridades
- Complexidade dos projetos
- Falta de comprometimento da alta direção
- Problemas de comunicação entre o negócio e a T
- Falta de capacidade de esclarecer as prioridades
- Complexidade dos projetos
- Falta de comprometimento da alta direção
- Problemas de comunicação entre o negócio e a T
Conformidade com normas regulatórias
Existe muita pressão sobre as empresas
para mostrar que elas são eficientes (conformidade com os padrões e
regulamentos) e eficazes (lucrativas). Os Regulamentos que governam as
operações do negócio impactam o ambiente TI da empresa.
A TI deve dar atenção aos requisitos regulatórios tanto nacionais como internacionais, os quais se referem a:
- Governança Corporativa e relatórios financeiros
- Privacidade e segurança
- Privacidade e segurança
Manter segurança sobre as informações
O bem mais valioso não é material, são
das informações existentes, por isso a segurança das informações é um
ponto crucial para a TI. É preciso assegurar que todo o sistema de
informações da empresa esteve protegido, seja contra problemas internos e
externos.
A empresa deve treinar seus
funcionários, guiados por uma política de segurança bem elaborada, como
normas e regras que vão evitar problemas e prejuízos. Sempre falo, a
segurança começa de dentro para fora, não adianta termos inúmeros
mecanismos de proteção contra riscos externos, sem um RH consciente.
Estes riscos têm aumentado devido aos seguintes fatores:
- Uso da Internet expondo os sistemas internos da empresa para o mundo.
- Vírus e ataque de hackers.
- Aumento da necessidade por informações
- Complexidades técnicas dos ambientes de TI e problemas de segurança associados.
- Falta de responsabilidade dos usuários em relação ao uso dos serviços de TI.
- Vírus e ataque de hackers.
- Aumento da necessidade por informações
- Complexidades técnicas dos ambientes de TI e problemas de segurança associados.
- Falta de responsabilidade dos usuários em relação ao uso dos serviços de TI.
Fonte: http://analistati.com
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